Por Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira, 7 de outubro, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Na listagem geral, que considera ainda as instituições estaduais e privadas, a UFSC figura na sétima colocação (ver tabela abaixo). Na edição deste ano, estão no topo do ranking a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As melhores instituições brasileiras continuam no Sudeste e no Sul do país. Fora dessas regiões, a primeira a se destacar é a Universidade de Brasília (UnB), em 9º lugar. E a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), aparece somente em 18º lugar.
O RUF deste ano avaliou todas as universidades ativas do país, um total de 197 instituições públicas e privadas. A nota final leva em consideração diversos critérios, com pesos distintos: a pesquisa (42% do total da nota), o ensino (32%), o mercado (18%), a inovação (4%) e a internacionalização (4%).
Com uma nota final de 92,58 pontos, a UFSC está na 8ª colocação em ensino, pesquisa e internacionalização; na 16ª posição em inovação; e 25ª em mercado. Na classificação geral, estão à frente da instituição catarinense: USP (98,02 pontos), Unicamp (97,09), UFRJ (97,00), UFMG (96,72), UFRGS (95,68) e UNESP (92,67).
O ranking de cursos do RUF é uma avaliação anual de 40 cursos de graduações de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país (de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível), com base em dois aspectos: ensino e mercado. O levantamento usa também dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha.
—
Campanha de Financiamento Coletivo para não esquecer da Novembrada. Faça como os apoios institucionais da Apufsc Sindical, Fecesc, Editora Insular, Sinergia, Sintram/SJ, Sintespe, Sinasefe, Sindsaúde, Sintrasem e Sinte e apoie a realização do “Quarenta” você também. Para contribuições individuais, clique em catarse.me/quarenta