A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu inscrições para um curso online de capacitação, voltado prioritariamente a estudantes da instituição, que visa contribuir para a promoção da acessibilidade educacional do público-alvo da Educação Especial (PAEE), que inclui alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e com necessidades educacionais específicas (NEE).
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. A iniciativa é do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), vinculado à Pró-reitoria de Ensino (Proen).
Oferecido na modalidade a distância por meio da plataforma Moodle, o curso terá mediação didático-pedagógica da professora Rose Clér Estivalete Beche, coordenadora do NAE da Udesc. Os participantes poderão iniciar os estudos a qualquer tempo e realizá-los conforme a disponibilidade pessoal, com direito a certificado após conclusão.
Com carga horária de 40 horas, o curso abordará temas como políticas públicas e direitos, enfoque biológico e social da deficiência, além da apresentação de estratégias e recursos pedagógicos adaptados.
A ação visa preparar os participantes, em especial aqueles que queiram atuar junto aos acadêmicos atendidos pelo NAE da Udesc, para auxiliar na promoção da acessibilidade educacional de seu público-alvo.
Além dos estudantes da Udesc, também poderão participar do curso, conforme disponibilidade de vagas, docentes, técnicos e colaboradores da universidade interessados pela temática.
Bolsas de acessibilidade
Para estudantes interessados em atuar como bolsistas junto ao publico-alvo do NAE, sob supervisão e acompanhamento da coordenação do núcleo, o curso de capacitação é pré-requisito obrigatório.
Rose Clér explica que as bolsas de acessibilidade são destinadas a alunos que atuarão na articulação de serviços, recursos e estratégias que promovam a acessibilidade e favoreçam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes atendidos pelo NAE.
“O curso que está sendo oferecido visa divulgar preceitos inclusivos, abrangendo o maior número possível de pessoas da comunidade universitária, pois somente por meio da informação venceremos as barreiras atitudinais impostas pelo preconceito e pela discriminação”, afirma a docente.
As vagas para bolsistas de acessibilidade, aprovadas pela Resolução 02/2018 Consad, preveem auxílio mensal de R$ 400 por 20 horas de atividades semanais, compatibilizadas com o horário de aula.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com o NAE pelos telefones (48) 3664-8420 e 3664-8431, das 13h às 19h, e pelo e-mail [email protected].
Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8010