Twitter usará dados dos usuários para treinar inteligência artificial

Informação consta em nova política de privacidade do X; entenda

Imagem: Unsplash/Andyone; Montagem: Dimítria Coutinho/Portal iG
X (novo nome do Twitter) vai usar publicações para treinar IA

Por Dimítria Coutinho.

O X, novo nome do Twitter, começará a usar informações coletadas dos usuários para treinar modelos de inteligência artificial. A rede social estará autorizada a fazer isso a partir do dia 29 de setembro.

A informação consta na nova política de privacidade do X, que entra em vigor no fim do mês com algumas atualizações. Entre elas, a empresa adicionou a seguinte frase ao documento: “Podemos usar as informações que coletamos e informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar nosso aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial para os fins descritos nesta política”.

A política de privacidade é um documento aceito por todos os usuários do X. Nele, a rede social informa que coleta informações como dados pessoais (nome, email e número de telefone, entre outros), localização, publicações, curtidas, mensagens diretas não criptografadas e informações do dispositivo (ID e endereço IP, entre outros).

Já a respeito dos “fins descritos na política”, o X afirma que usa os dados dos usuários para operar, melhorar e personalizar os serviços, fomentar a segurança, medir, analisar e tornar o serviço melhor, entre outros.

Twitter e inteligência artificial

Em julho, Elon Musk anunciou a criação de uma nova empresa, a xAI , focada em inteligência artificial. Embora a empresa não faça parte do X, ambas as companhias trabalham “em estreita colaboração”, de acordo com informações da própria xAI.

Por enquanto, não há muitas informações sobre quais produtos a xAI quer desenvolver, mas Musk afirma que ela foi criada para “entender a realidade” e “a verdadeira natureza do universo”. Em abril, o bilionário já havia afirmado que estava desenvolvendo uma alternativa ao ChatGPT , chamada de TruthGPT (ou ‘VerdadeGPT’, em tradução literal).

“Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima de busca da verdade que tenta entender a natureza do universo. E acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos, porque somos uma parte interessante do universo”, disse Musk na ocasião.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.