Trump suspende sanções à Colômbia após acordo sobre deportados

O presidente dos EUA suspende a retaliação comercial e diplomática depois que a Colômbia concorda em receber voos que transportam cidadãos deportados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu as sanções anunciadas contra a Colômbia depois de chegar a um acordo sobre o recebimento de dois voos que transportavam cidadãos deportados, informou a Casa Branca no domingo. As medidas, que incluíam tarifas de 25% sobre produtos colombianos (com um possível aumento para 50%) e o cancelamento de vistos no consulado de Bogotá, foram uma resposta à recusa inicial do governo colombiano em aceitar os voos. De acordo com o Departamento de Estado, “a decisão da Colômbia violou um acordo anterior”.

Petro proíbe entrada de aviões dos EUA com migrantes na Colômbia

Em resposta, o presidente colombiano Gustavo Petro anunciou tarifas recíprocas sobre produtos estadunidenses e acusou Trump de tentar “impor sua vontade” à Colômbia. Por meio de suas redes sociais, Petro insistiu que os migrantes não são criminosos e exigiu “um protocolo de tratamento digno antes de receber mais voos de deportados”. Enquanto isso, a ministra designada das Relações Exteriores, Laura Sarabia, pediu “calma” e reiterou o compromisso de Bogotá com o “diálogo para resolver o conflito”.

A tensão diplomática entre os dois países com relação à migração gerou reações internacionais. A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) convocou uma reunião urgente para tratar da política migratória dos EUA, enquanto países como Venezuela e Honduras expressaram seu apoio à Colômbia. A situação é uma evidência das crescentes tensões entre os EUA e a América Latina em relação ao gerenciamento da migração e às políticas comerciais.

1 COMENTÁRIO

  1. O Deep State dever ter dado um puxão nas orelhas do orelhudo. E depois Donaldo, onde iremos buscar petróleo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.