Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, bloqueou as tratativas de uma estatal chinesa na aquisição de uma fábrica americana de semicondutores. Ele afirmou que isso representava uma ameaça para a segurança nacional do país.
O Departamento do Tesouro, em um comunicado, considerou que a aquisição da Lattice Semiconductor Corporation, empresa de capital aberto do Oregon, do Fundo Canyon Bridge, de propriedade chinesa, poderia colocar em perigo a produção de produtos que são sensíveis ao governo dos EUA.?
Trump e sua administração estão com posição agressiva em relação à China, no que tange a comércio e segurança nacional, cercando com investigações abrangentes as ramificações no comércio de alumínio e aço de Pequim.
Através do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, Trump tem como barrar investimentos estrangeiros que ele considera ameaças de segurança nacional.
No caso da Lattice, o Comitê e Trump decidiram que “a transação representa um risco para a segurança nacional dos Estados Unidos que não pode ser resolvida por mitigação“, diz o comunicado. A empresa fabrica dispositivos lógicos programáveis, que podem ser utilizados para funções semelhantes aos chips.
A decisão proibiu a Canyon Bridge, sua parceira Yitai Capital e a empresa de capital da China Venture Capital Fund (CVCF), da compra da empresa norte-americana, que serve o consumidor, as comunicações e os mercados industriais.
Segundo o Tesouro, o risco de segurança nacional se dá devido ao apoio de Pequim para a transação, da transferência de propriedade intelectual para os investidores estrangeiros e a importância do fornecimento de semicondutores para o governo, incluindo os produtos da Lattice.
Trump interveio pessoalmente no processo após apelo de empresas, segundo informou o The Wall Street Journal.
Fonte: Jornal GGN