Por Redação.
A capital do estado catarinense, Florianópolis, é a segunda cidade a registrar o maior número de casos de covid-19. São 687 casos, ficando atrás de Concórdia que contabilizou 931 casos e Chapecó, com 925, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde na data de ontem, primeiro de junho.
Mesmo assim, o transporte público voltará a funcionar a partir do dia 17 de junho, informação essa, divulgada pela prefeitura de Florianópolis após anúncio feito pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, ontem, segunda-feira. Outras cidades farão a liberação do transporte público já na segunda-feira, dia 8, como no caso de Joinville, Lages e Criciúma.
Mesmo com o perigo de contaminação, a gestão municipal de Florianópolis fará o que tem chamado de “teste”. Se o número de contágio avançar nas três primeiras semanas de liberação, a decisão será reavaliada.
As informações divulgadas pela prefeitura de Florianópolis dão conta que o transporte público irá operar de segunda-feira a sexta-feira com 40% de lotação dos ônibus sendo que, cartões de estudantes por exemplo, não serão considerados nos embarques por conta das aulas estarem suspensas. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras e haverá nos ônibus a disponibilidade de álcool em gel. Também, o consórcio “venderá cartões pré-pagos nos terminais e por telefone, com envio por delivery”, não sendo considerado o uso de dinheiro dentro dos ônibus.