Os/as trabalhadores/as do Ministério da Cultura entram em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 12, por tempo indeterminado, seguindo o movimento nacional do setor. O motivo da greve é o descaso do governo federal que, mesmo após inúmeras tentativas de negociação, não tem atendido às reivindicações da categoria. Os trabalhadores/as no setor querem uma política salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações, além do cumprimento, por parte do governo, dos acordos e protocolos de intenções firmados, entre outros.
É bom lembrar que a luta dos/as trabalhadores/as da Cultura é, também, pela reestruturação dos órgãos, para que possam prestar um serviço de qualidade à população. Também na segunda-feira será realizada uma nova assembleia, quando irão deliberar sobre o Encontro Nacional da Cultura, realizado no último dia 08, em Brasília.
A greve foi aprovada em assembleia realizada no dia 29 de abril, no Iphan. Ontem e hoje (dias 07 e 08) os/as trabalhadores/as do Ministério da Cultura, em Florianópolis, fizeram paralisação de 48 horas, também seguindo deliberação nacional. O movimento é uma preparação para a greve.
Fonte: Sintrafesc