Iniciativa é da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura, que pretende promover um momento de confraternização, com informação e cultura
A Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC) realiza desde 2011, como marca distintiva, o evento Café AntiColonial. Esta terceira edição será dedicada aos trabalhadores de Florianópolis e região e acontecerá na sexta-feira, dia 3 de maio, a partir das 17h30, no Palácio Cruz e Souza. A entrada é franca, com consumo livre de café, chá, sucos, bolos, salgados, entre outros. Segundo o presidente da cooperativa, Raul Fitipaldi, a confraternização será direcionada a trabalhadores, dirigentes do campo popular e representantes sociedade trabalhadora, social, política e cultural de diversos âmbitos da cidade. “Observamos que o Dia dos Trabalhadores tem sido destratado nos últimos anos na cidade, o que afeta a autoestima da classe trabalhadora, indo contra a história de lutas, antigas e recentes”, explica.
Para os organizadores, o Café também tem como finalidade dar visibilidade à Cooperativa, construir um momento de confraternização, obter recursos econômicos e estreitar relações com o setor social de interesse jornalístico da instituição. Para isso, a programação irá combinar cultura e informação, com quase 10 atrações. Pela primeira vez em sua trajetória, o Café com Polêmica – programa apresentado geralmente no formato de podcast, fará uma apresentação ao vivo. Já a programação musical ficará sob responsabilidade da banda Temporais e com a voz e violão de Guga Siqueira.
Os participantes do encontro poderão contemplar a exposição fotográfica que é resultado do concurso FOTO GRAFANDO TRABALHADORES, realizado pelo Sinergia em 1995, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre o cotidiano dos trabalhadores. Também será lançada a exposição fotográfica “Microfauna da Ilha”, do médico veterinário Daniel Pohl. O Café ainda contará com contação de histórias com Bel Gomes e Rafael Enoch e apresentação de vídeos alusivos ao 1º de maio, produzidos pelos estudantes de História da FAED e pelo Laboratório de Imagens e Sons da Udesc. A literatura será abordada com a apresentação do livro “Sonhos Interrompidos”, de Carla e Mariana Marcondes Ferreira de Souza e com Raul Longo e sua obra “Filhos de Olorum”.
A meta maior do Café AntiColonial, que conta com a parceria organizacional do Sindicato dos Trabalhadores de Entidades Sindicais (Sindes), também é obter recursos para melhorar a capacidade da cooperativa, técnica e intelectual, para enfrentar o sistema monopólico de comunicação, que atropela os trabalhadores da nossa região. “Estamos afirmando nossa posição de contracorrente informativa, segundo nossa visão de Soberania Comunicacional Popular. A realização desta atividade faz parte de um processo de amadurecimento e integração das lutas”, conclui Fitipaldi.
Para mais informações, acesse www.desacato.info, ligue para 9179-9655 (com Rosângela) ou mande um e-mail para [email protected].
Confirme sua presença no evento do Facebook: http://www.facebook.com/events/438601359561865/
Siga no Twitter @desacatobrasil.
Confira alguns comentários e a galeria de fotos do 2º Café AntiColonial: http://desacato.info/2012/10/fotogaleria-do-2o-cafe-anticolonial/
SERVIÇO
O quê: 3º Café AntiColonial
Quando: sexta-feira, dia 3 de maio
Horário: 17h30 às 21h30
Onde: Palácio Cruz e Souza (Praça XV de Novembro, 227, Centro – Florianópolis – SC)
Uma parceria CpCC-Desacato-SINDES
Apoio Cultural
Sintraturb – Sindprevs/SC- SEEB SC – Sintrasem – Gab. Lino Peres – Sinergia – DIEESE – Sintrafesc – Sindpd – Sindsaúde – Sinasefe – Sinjusc – SJSC – SINTESPE – SINTRAJUSC