Trabalhadores e famílias se manifestam hoje contra portaria do governo Topázio

O governo municipal de Topázio Neto tenta economizar às custas da educação especial e da categoria, explorando auxiliares de sala

Imagem: Google Maps

Por Sintrasem.

Trabalhadores e famílias realizam um novo ato em frente à Secretaria de Educação hoje, segunda-feira (27/1), às 14h30, para exigir que a Prefeitura de Florianópolis revogue a Portaria nº 28/2025, que desmonta a educação especial do município e ataca os trabalhadores da educação.

A portaria determina que crianças e estudantes público-alvo da educação especial não sejam mais acompanhados por professores auxiliares de educação especial (PAEE), e sim por auxiliares de sala.

Na prática, o governo tenta economizar às custas da educação especial e da categoria, explorando auxiliares de sala (que não tem hora-atividade, recebem menos e não fizeram concurso para essas vagas), jogando PAEEs no desemprego e ainda preparando terreno para a terceirização do setor.

Na última quinta-feira (23/1), trabalhadores, familiares e movimentos populares se manifestaram em frente ao prédio da Secretaria de Educação, mas não foram recebidos pelo secretário Thiago Peixoto e nem pelo adjunto ou pela diretora de educação especial, demonstrando mais uma vez a intransigência do governo Topázio.

Já na sexta (24/1), o Ministério Público de SC instaurou notícia de fato e deu prazo de cinco dias para a Prefeitura de Florianópolis responder diversos questionamentos sobre a portaria.

ATO PELA REVOGAÇÃO DA PORTARIA 28/2025

Data: segunda-feira, 27 de janeiro
Horário: 14h30
Local: Sec. Educação (Av. Osmar Cunha, nº 91)

Informações adicionais:

Vídeo: chamada para o ato desta segunda

? Entenda a portaria nº 28/2025

?? Vídeo: resposta às mentiras do secretário de educação
https://www.sintrasem.org.br/Default/Noticia/28591/ataque-a-educacao-especial-resposta-as-mentiras-do-secretario-de-educacao-de-florianopolis

? Imagens do ato da última quinta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.