
Por Sintrasem.
Trabalhadores e famílias realizam um novo ato em frente à Secretaria de Educação hoje, segunda-feira (27/1), às 14h30, para exigir que a Prefeitura de Florianópolis revogue a Portaria nº 28/2025, que desmonta a educação especial do município e ataca os trabalhadores da educação.
A portaria determina que crianças e estudantes público-alvo da educação especial não sejam mais acompanhados por professores auxiliares de educação especial (PAEE), e sim por auxiliares de sala.
Na prática, o governo tenta economizar às custas da educação especial e da categoria, explorando auxiliares de sala (que não tem hora-atividade, recebem menos e não fizeram concurso para essas vagas), jogando PAEEs no desemprego e ainda preparando terreno para a terceirização do setor.
Na última quinta-feira (23/1), trabalhadores, familiares e movimentos populares se manifestaram em frente ao prédio da Secretaria de Educação, mas não foram recebidos pelo secretário Thiago Peixoto e nem pelo adjunto ou pela diretora de educação especial, demonstrando mais uma vez a intransigência do governo Topázio.
Já na sexta (24/1), o Ministério Público de SC instaurou notícia de fato e deu prazo de cinco dias para a Prefeitura de Florianópolis responder diversos questionamentos sobre a portaria.
ATO PELA REVOGAÇÃO DA PORTARIA 28/2025
Data: segunda-feira, 27 de janeiro
Horário: 14h30
Local: Sec. Educação (Av. Osmar Cunha, nº 91)
Informações adicionais:
Vídeo: chamada para o ato desta segunda
? Entenda a portaria nº 28/2025
?? Vídeo: resposta às mentiras do secretário de educação
https://www.sintrasem.org.br/Default/Noticia/28591/ataque-a-educacao-especial-resposta-as-mentiras-do-secretario-de-educacao-de-florianopolis
? Imagens do ato da última quinta