Trabalhadores de Içara, SC, lutam pela reposição salarial dos Servidores Públicos

    Foto: https://www.icara.sc.gov.br/

    Nota do sindicato do servidores públicos de Içara e Balneário Rincão

    Nesta semana (19/05) tivemos a primeira reunião de negociação com a Administração Municipal para tratar da reposição da inflação e a pauta de reivindicações, reunião esta solicitado em março/21.

    Prefeita Dalvania Cardoso, na reunião, informou aos Diretores do Sindicato dos Servidores presentes que recebeu Ofício do Tribunal de Contas de Santa Catarina informando que ela não poderia conceder o repasse da inflação aos servidores públicos municipais de Içara, decisão que está valendo para todos os municípios do Estado.

    Na reunião, o sindicato solicitou e ficou acordado que a Procuradoria de Içara faria uma consulta ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, mostrando que o repasse da inflação, no Município, não compromete financeiramente a luta contra a Covid. (tal como está fazendo o Município de Joinville).

    A próxima reunião de negociação ficou pré-agendada para a última semana do mês de Maio.

    Nos últimos anos os trabalhadores têm vivenciado vários ataques e retiradas de direitos através de alteração de leis e emenda à Constituição,  feitas pelo Governo Federal, que enviou ao Congresso a Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e congelamento de gastos públicos com Educação e Saúde por 20 anos e tantos outros.

    No ano de 2020 o Governo federal enviou ao Congresso Nacional e foi aprovada pelos deputados federais e senadores,  a Lei 173,  de Maio de 2020 (Lei da Pandemia), que proibiu os Governadores e Prefeitos de conceder qualquer vantagem financeira aos servidores públicos, o que resultou no congelamento  até 31/12/2021.

    A única exceção que a Lei faz é aos profissionais da saúde e assistência social que estão trabalhando na linha de frente do combate ao Covid.

    Em decorrência desta Lei, o Tribunal de Contas de Santa Catarina,  em 2020,  emitiu orientação aos Prefeitos no sentido de não concederem qualquer vantagem financeira aos servidores públicos, inclusive repasse da inflação e ganho real.

    Somente em 28/12/2020 (três dias antes do término dos mandatos dos Prefeitos) o Tribunal de Contas de Santa Catarina, através da Diretoria de Atos de Pessoal, emitiu o Memorando DAP 34/2020, orientando sobre a viabilidade do repasse da inflação aos servidores públicos.

    No Início desde ano o Tribunal de Contas publicou os prejulgados de números 2269 e 2259 no sentido de que a Lei 173/2020 não impedia o repasse da inflação aos servidores.

    Porém, em 10/05/2021 o Tribunal de Contas novamente se reuniu e através do ofício Circular TCE/SC/GAP/PRES/6/2021, Circular TCE/SC/GAP/PRES/6/2021iu orientação aos Prefeitos Municipais de não repassar a inflação aos servidores. Para os prefeitos que já haviam concedido orientou no sentido de retirada dos reajustes.

    Assim, o sindicato está trabalhando para demonstrar junto do TCE/SC que Içara tem todas as condições financeiras de conceder a inflação aos servidores sem comprometer o combate ao Covid, até porque tem havido aumento de arrecadação.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.