Trabalhadores de Celesc debatem a gestão da empresa pública no 11 Congresso

Redação

Na Agenda dos Trabalhadores no JTT – Manhã com Dignidade desta sexta-feira, dia 8, o tema foi a luta dos trabalhadores da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), os quais se preparam para o seu 11o Congresso. Para falar sobre o tema, contamos com a presença de Leandro Nunes da Silva – representante dos empregados no Conselho de Administração da Celesc e Paulo Guilherme Horn – coordenador da Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, empregado da Celesc há 16 anos e eleito para representar os empregados no Conselho de Administração da empresa, mandato que inicia em maio.

Os convidados falam do desafio que é atrair para o sindicato o grande número de trabalhadores que ingressou na empresa recentemente. Desafio este num contexto de criminalização das entidades sindicais, contrarreformas e um processo de destruição da soberania nacional e privatização. Para tanto, é preciso organizar os trabalhadores, ampliar a base do sindicato e lutar pela manutenção da Celesc como empresa pública, sendo o congresso um espaço muito importante pra isso.

Segundo Paulo Horn, “A Celesc é geralmente colocada entre as melhores empresas de distribuição de energia do país e da América Latina no atendimento à sociedade e tem hoje a tarifa de energia mais barata do país, então é muito claro que é viável uma empresa de energia pública, desde que ela tenha um viés social e respeito aos seus trabalhadores”. Esta é uma luta difícil num cenário em que o setor elétrico é majoritariamente privado e  as privatizações voltaram com toda força.

Assista a entrevista completa abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.