Toffoli. Por Sebastião Costa

No Supremo, como se sabe, as ideologias de esquerda costumam virar pó. E com Toffoli, não só virou pó como ressurgiu feito uma fênix lá do outro lado da avenida ideológica.

Imagem: Reprodução

Por Sebastião Costa. 

Na pia batismal da paroquia esquerdista recebeu a unção política. Andou pela consultoria jurídica da CUT e do Partido dos Trabalhadores. Montou na garupa do PT e foi bater no gabinete da Casa Civil, assessorar Zé Dirceu. Pegado na mão de Lula foi sentar praça na Advocacia Geral da União. Daí, no mesmo trampolim lulista saltou para o Supremo.

Transitou durante muito tempo pelos corredores da esquerda nacional.

Antes de assumir o supremo cargo, conforme a tradição, foi sabatinado e questionado. No notável saber jurídico: foi reprovado duas vezes em concurso para juiz; na reputação ilibada: andou se envolvendo com a justiça do Amapá.

No Supremo, como se sabe, as ideologias de esquerda costumam virar pó. E com Toffoli, não só virou pó como ressurgiu feito uma fênix lá do outro lado da avenida ideológica

A guinada de 180 graus foi inaugurada com a inédita e extremamente criticada decisão de convidar um general para sua assessoria. Muitas críticas de fora e nos cochichos do Tribunal. É que o general convidado que atende pelo nome de Fernando Azevedo e Silva não era um general comum, mas amigo próximo de outro general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que participou da elaboracao do Plano de Governo do Capitão e de forte influência no staff bolsonarista. Aí não de outra: o assessor do ex-esquerdista Toffoli virou Ministro da defesa do extrema-direita Bolsonaro

Seguindo na sua caminhada ultraconservadora, o ex-consultor da CUT, em palestra na faculdade de Direito da USP provocou impacto, ao se referir ao golpe de 64 como um “movimento”. Mais: apontou o dedo para “a esquerda e a direita conservadora” como responsáveis pelos erros daquele momento, livrando com palavras objetivas, a cara dos militares. O Centro XI de Agosto que representa a estudantada de direito da USP não perdoou. Em nota, expôs com muita ênfase a repulsa ao pensamento do Ministro. “Tal posicionamento do presidente da Suprema Corte é grave”.

E o Ministro ainda conseguiu ir um pouco mais além: atingiu com toda força a liberdade de expressão, reinaugurando a censura prévia no país, ao proibir o ex-presidente Lula de se manifestar em uma entrevista para o jornal FOLHA de Sao Paulo. E logo depois derrubou liminar do Ministro Marco Aurélio que garantia a liberdade do ex-presidente.

Como dizia um amigo com muita acidez no espírito: A direita brasileira sabe jogar o jogo.

Sebastião Costa é médico pneumologista e escritor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.