Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade.
De acordo com a jornalista paraense Daleth Oliveira, o comentário foi feito neste domingo (19). “Eu não voaria em um avião que o piloto entrou por cota. É por isso que de vez em quando cai um avião. Em 99% [dos casos] a culpa é do piloto. Ele errou alguma coisa”, disse o pastor.
“Você deixaria operar seu coração por um médico que entrou na universidade por cota? Neste mundo, a meritocracia que tem que funcionar”, continuou.
Tio da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, Bengston chegou a empregar a sobrinha em seu gabinete no final da década de 1990, marcando o início da carreira política da pastora. A informação é do jornal O Globo.
Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.