Por Camila Gonçalves.
A Téspis Cia. De Teatro, de Itajaí/SC, embarcou nesta semana para o Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O grupo catarinense é um dos representantes do país a participar do evento, o qual é considerado um dos mais importantes festivais da Bolívia. O outro grupo brasileiro é o Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. A Téspis apresenta ‘Papelê – uma aventura de papel’, nesta quarta-feira (26 de abril).
O festival reúne grupos teatrais de nove países e segue até o dia 30 de abril e é uma produção boliviana da Associação de Arte e Cultura (APAC). Esta é a 11ª vez que a Téspis Cia. De Teatro participa de festival nacional e internacional com o espetáculo para a infância. Neste ano a companhia itajaiense completa 30 anos de existência.
Para os integrantes da companhia Téspis, Denise da Luz e Max Reinert, participar do festival é uma oportunidade para mostrar o trabalho para artistas e públicos de diversos lugares do mundo, além do intercâmbio entre grupos teatrais.
O espetáculo ‘Papelê – uma aventura de papel’, da companhia itajaiense, foi produzido com recursos da lei municipal de incentivo à cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral. Os artistas ainda reforçam e o quanto é importante o patrocínio da iniciativa privada através da Lei de Incentivo do Município, já que muitos artistas e grupos visam captar recursos neste período do ano para montagens teatrais, eventos e afins.
O espetáculo tem direção de Max Reinert, e no elenco com Denise da Luz, Mathý Groszewica e Sabrina Antunez. A classificação é livre, indicado especialmente para crianças de 3 a 7 anos, mas atende toda a família e tem duração de 45 minutos.
Sinopse: PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura.
Acesse as mídias do festival e confira a programação:
Instagram @festivalesapac