Depois da desastrosa passagem do senador José Serra no ministério das Relações exteriores, Michel Temer decidiu manter a cúpula tucana na pasta e nomeou o também senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) como ministro.
Desde o anúncio da saída de Serra, na semana passada, alegando problemas de saúde, o nome de Aloysio era cotado para a vaga. Mas a confirmação veio nesta quinta (2) após uma reunião entre os dois no Palácio do Planalto.
Segundo fontes do Planalto, na conversa com Aloysio, Temer disse que a nomeação dele é uma “solução natural” já que Serra e o tucano são bem afinados.
Durante os nove meses que Serra permaneceu no Ministério das Relações Exteriores,Serra tentou impor sua política de subserviência aos Estado Unidos e, com um discurso conservador estagnou a política externa nacional. Desmoralizado pela atuação no golpe contra o mandato da presidenta Dilma, Serra deixou a pasta enfraquecido.
Agora, com Aloysio, conhecido como pitbull da política, não deve ser muito diferente. Em 2014, ele foi candidato a vice-presidente da República na chapa formada com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Logo após a derrota nas urnas, adotou o discurso de ódio e disse que queria ver Dilma sangrar.
Delatado pelas empreiteiras na Lava Jato, viajou aos Estados Unidos antes do golpe para pedir apoio à deposição da presidenta Dilma.
O PSDB já havia fechado posição de apoio ao nome de Aloysio Nunes após José Serra pedir demissão do cargo. Ele é o atual líder do governo do Senado e presidiu a Comissão de Relações Exteriores da Casa.
Fonte: Portal Vermelho.