A taxa de contágio do novo coronavírus voltou a subir na Alemanha, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Robert Koch (RKI). A taxa que indica em média para quantas pessoas um infectado transmite o vírus estava em 0,9 nos últimos dias, mas passou para 1. O RKI alertou que a covid-19 tem potencial para voltar a se espalhar exponencialmente se esse índice estiver acima de 1.
No momento, este índice significa que cada enfermo contamina outra pessoa. O governo alemão e os virologistas sempre destacaram a importância de ter um índice inferior a um.
Esta é a primeira vez que o índice atinge 1,0 desde meados de abril, quando registrou o menor ponto, 0,7. Mas desde então iniciou uma trajetória de crescimento progressivo.
O presidente do RKI, Lothar Wieler, pediu que as medidas de distanciamento social sejam cumpridas e que a população evite sair de casa sem necessidade. “Nós não queremos que o número de casos volte a aumentar”, destacou. Ele ressaltou que a Alemanha teve sucesso no controle do avanço do contágio da covid-19 e que esse sucesso deve ser defendido.