Uma vitória para a comunidade LGBT ocorre em Taiwan. Trata-se da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo/gênero, que foi aprovada pelo Parlamento nesta sexta-feira (17). O momento é histórico, já que é o primeiro país da Ásia a reconhecer o direito à população LGBT.
A data também é marcante, uma vez que dia 17 maio é quando ocorre O Dia Internacional do Combate a LGBTfobia.
O processo para se legalizar o o casamento homoafetivo não foi tão simples. Primeiro, foi preciso que o Tribunal Constitucional considerasse inconstitucional a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo. E só dois anos depois o Legislativo aprovou a proposta.
Vale destacar que outras duas propostas, menos progressistas, também puderam ser votadas. Nelas, o relacionamento não era mencionado como “casamento”, mas como “relações familiares entre pessoas do mesmo sexo” ou “uniões entre pessoas do mesmo sexo”. A proposta mais progressista, que dá o nome casamento foi aprovada com 66 votos a favor e 27 contra.
Agora, quase todos os direitos de qualquer casal hétero são garantidos, bem como questões referentes a impostos, seguro e guarda da criança. O que ficou de fora da legislação é a equiparação completa dos direitos de adoção.
Manifestantes tiveram um importante papel na conquista. Mais de 35 mil pessoas foram Às ruas de Taipé até o Parlamento para pressionarem a votação. Quando foi anunciado a aprovação do casamento, centenas de pessoas estavam reunidas e comemoraram a vitória, mesmo em baixo de chuva. É uma sinalização para que haja mais vitórias à comunidade LGBT na Ásia.
TAIWAN NO ES UN PAÍS. ES UNA ISLA QUE LE PERTENECE A CHINA. EN OTRAS PALABRAS ES CHINA. Y SEGÚN OTRAS FUENTES NO FUE LA ISLA CHINA DE TAIWAN LA QUE APROBÓ EL MATRIMONIO IGUALITARIO SINO HONG KONG.