Surto de febre amarela em Minas pode estar relacionado com tragédia de Mariana

 

Mudanças bruscas no ambiente podem ter impactado na saúde dos animais, que ficaram mais vulneráveis à doença

Por Redação RBA.  

REPRODUÇÃO/TVT

Maioria das cidades afetadas pelo surto de febre amarela fica próximo ao Rio Doce, impactado pela tragédia

São Paulo – Para a bióloga Márcia Chame, que coordena estudos de Biodiversidade e Saúde Silvestre na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o surto de febre amarela que atinge o interior de Minas Gerais pode estar relacionado à tragédia de Mariana.

Como a maior parte das cidades mineiras afetadas pela doença fica próxima ao Rio Doce, onde foi despejada a maior parte da lama que vazou após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, a especialista sustenta, em entrevista ao O Estado de S. Paulo, que as mudanças bruscas no ambiente provocaram impacto na saúde dos animais, que se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela, podendo ser uma das causas do surto da doença.

“Mudanças bruscas no ambiente provocam impacto na saúde dos animais, incluindo macacos. Com o estresse de desastres, com a falta de alimentos, eles se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela”, afirmou a bióloga ao jornal.

Embora não seja o único motivo que possa ter contribuído para os casos, Márcia destaca o fato de que a região já sofria grandes abalos ambientais provocados pela mineração. “É um conjunto de coisas que vão se acumulando”, disse.

De acordo com informações oficiais, o surto atinge 152 cidades mineiras e, só em 2017, já são investigados 133 casos e 38 mortes ocasionadas pela febre amarela. Por isso, o governo de Minas decretou na última sexta-feira (13) situação de emergência em saúde pública. A principal medida tomada é a vacinação, principalmente na zona rural, o maior foco da doença.

A população está preocupada. Nas regiões rurais e de mata, o vírus da febre amarela é transmitido por diferentes espécies de mosquitos que, ao picarem animais contaminados acabam transmitindo o vírus para humanos não vacinados.

Os principais sintomas são febre, náuseas e amarelamento nos olhos e na pele (icterícia). Em todo o Brasil, desde 1942 não há registro de casos em áreas urbanas.

Surto de febre amarela em Minas pode estar relacionado com tragédia de Mariana

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.