A Suécia planeja aumentar os pagamentos para até US$ 34.000 para imigrantes que deixam o país que tem sido um refúgio para os cansados da guerra e perseguidos, disse o governo de direita na quinta-feira.
O país escandinavo foi visto durante décadas como uma “superpotência humanitária”.
Imigrantes que retornarem voluntariamente aos seus países de origem a partir de 2026 poderão receber até 350.000 coroas suecas (R$ 187.000), informou o governo, que é apoiado pelo partido anti-imigração Democratas Suecos, em uma entrevista coletiva.
“Estamos no meio de uma mudança de paradigma em nossa política de migração”, disse o Ministro da Migração, Johan Forssell, aos repórteres, enquanto o governo apresentava sua mais recente medida para reprimir a migração.
Atualmente, os imigrantes podem receber até 10.000 coroas suecas por adulto e 5.000 coroas suecas por criança, com um limite de 40.000 coroas suecas por família.
“O subsídio existe desde 1984, mas é relativamente desconhecido, é pequeno e relativamente poucas pessoas o utilizam”, disse Ludvig Aspling, do Partido Democrata Sueco, aos repórteres.
Forssell disse que apenas uma pessoa aceitou a oferta no ano passado.
Com informações de Scmp.com