STF autoriza bancos a retomarem sem ação judicial imóveis de inadimplentes; entenda

Bancos e outras instituições financeiras podem tomar, sem necessidade de uma decisão judicial, imóveis com dívidas que estão sendo financiados. A autorização para isso foi dada nesta quinta-feira, 26, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ministros validaram, por 8 votos a 2, a regra que permite a retomada do imóvel no caso de inadimplência no pagamento do financiamento imobiliário. A maior parte dos ministros seguiu o voto do relator Luiz Fux.

A discussão envolve uma lei de 1997 que criou a alienação fiduciária, sistema no qual o próprio imóvel que está sendo comprado é apresentado como garantia. Neste financiamento, a propriedade está em nome do banco que concedeu o crédito.

Segundo a norma, caso não haja o pagamento, o banco pode retomar o processo de forma extrajudicial. Ou seja, por meio de um cartório e sem necessidade de interferência da Justiça.

Fux considerou a lei constitucional e foi seguido pelos ministros Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Edson Fachin e Cármen Lúcia discordaram.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Como ensinou o mais famoso filho de Tréveris , um tal Carl Marx. O estado é quem garante , que siga tocando , o baile da burguesia. Como o judiciário, faz parte do aparato estatal. Nunca o estado garantiu tanto o baile burguês. Essa milonga de que os juros vão baixar, deve ser como a volta de j€$u$. Pro dia de São nunca. No Reino da Holanda, assim como no Brasil, a constituição garante o direito a moradia. A diferença, é que lá se cumpre a constituição. Aqui o PT tenta. Mas os eleitores da caterva de parlamentares da direita, não deixam. Nós Catarinas, temos 3 senadores e 16 deputados federais. Destes 19 votos no congresso Nacional, só dois são legalistas, só dois defendem os interesses do povo. O resto(por que é resto mesmo) só defende interesses pessoais e ou da classe dominante. Cheio de burguêses com seus cortiços, a explorar os que com seus péssimos votos, garantem ao burguês, seu direito “sagrado ” a seguir lhes explorando . Seguimos sendo o que Levi Straus definiu como tristes trópicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.