Soltura de filhotes de tartaruga é suspensa por causa de mancha de óleo que atinge litoral nordestino

Fotos: Divulgação/Projeto TAMAR // Instituto Verde Luz

Projeto Tamar anunciou no último final de semana que decidiu suspender a soltura de filhotes de tartarugas marinhas em Sergipe e no norte da Bahia devido à contaminação da mancha de óleo que afeta a costa de todos os estados da região Nordeste.

A mancha começou a aparecer nas praias nordestinas no começo do mês de setembro, conforme mostramos aqui, neste outro post. Segundo o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), já são 132 localidades atingidas, em 61 municípios. O Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de pontos com óleo.

De acordo com um levantamento recente, realizado pelo Tamar e que reproduzimos nesta outra reportagem, este ano, o litoral de Sergipe lidera o número de desovas de tartarugas no país, com 10.486 ninhos, seguido pela Bahia com 8.442.

Com jornalismo e ficção, o Documento Audiovisual “QUARENTA”, pra não esquecer, vai contar o que viveram e sentiram os moradores de Florianópolis e Região no fato conhecido como Novembrada que, no dia 30 de novembro, completa 40 anos. Saiba mais em https://www.catarse.me/quarenta

Por estarmos justamente na época de soltura das tartarugas no mar, após seu nascimento, e devido à presença do óleo no litoral, os biólogos do projeto decidiram adiar a ação.

A equipe do Tamar irá decidir ainda se os filhotes serão liberados em outras localidades ou alto mar.

Os biólogos explicam que ao tentar ir para a água, as tartarugas recém-nascidas podem ficar presas nas manchas de óleo e acabarem morrendo.

O último levantamento divulgado pelo Ibama, ontem (07/10), informava que já foram achadas nove tartarugas mortas e outras tantas resgatadas sujas com o petróleo cru.

Soltura de filhotes de tartaruga é suspensa por causa de mancha de óleo que atinge litoral nordestino
Filhote encontrado morto, sujo de óleo

análise das amostras de óleo coletadas, feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada trata-se de petróleo cru.

A Petrobras garante que o óleo não é produzido pelo Brasil. A principal suspeita é que a substância tenha vazado de algum navio petroleiro que passava pela costa brasileira.

Soltura de filhotes de tartaruga é suspensa por causa de mancha de óleo que atinge litoral nordestino
Outro animal resgatado e completamente sujo com petróleo

O que fazer caso você encontre um animal sujo de óleo?

A orientação a pescadores e banhistas é que não toquem no óleo e que, se encontrarem manchas em alguma praia, entrem em contato com os órgãos públicos, indicando o local em que elas estão localizadas. O telefone da Linha Verde do Ibama é 0800 618080.

Abaixo outros contatos disponibilizados pelo Projeto Cetáceos da Costa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN):

A seguir as principais recomendações dos especialistas do projeto caso algum animal sujo com óleo seja encontrado:

1. Ligue imediatamente para equipe do PCCB-UERN e informe detalhes sobre a situação (se é golfinho, baleia, tartaruga marinha, peixe-boi ou ave marinha, se está vivo ou morto e local do encalhe) e se possível, envie fotos ou vídeos via WhatsApp;

2. Não entre em contato com o óleo. Perigo de alta toxidade! Não tente limpar com sabão, areia, ou qualquer produto químico. Essas substâncias podem disseminar a contaminação do óleo no ambiente e no animal;

3. Não devolva o animal ao mar. Animais encalhados precisam de avaliação clínica especializada. Caso devolvido sem cuidados adequados, o animal poderá encalhar novamente;

4. Isole a área, evite barulho, conversas, e movimentos que possam estressar o animal. Não alimente e nem force a ingestão de líquidos;

5. Proteja o animal do sol (com guarda-sol, panos limpos) e aguarde a chegada da equipe de resgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.