Chega de detenções injustas e perseguição política na Colômbia!!!
Urgente! Solidariedade contra a prisão ilegal sofrida por Francisco Toloza, que é coordenador da Comissão de Relações Internacionais do Movimento Social e Político Marcha Patriótica.
Toloza foi preso de forma ilegal pela polícia colombiana no dia 4 de janeiro quando se encontrava na cidade de Cúcuta passando férias e visitando sua família. Até o momento não há mais informações sobre este grave ocorrido.
Esta situação constitui uma grave violação aos direitos humanos, à qual se somam as permanentes e sistemáticas violações que os militantes da Marcha Patriótica vêm sofrendo desde sua criação em 2012.
No dia 2 de janeiro, a candidata à presidência da Colômbia pelo partido Unión Patriótica, Aída Abella, denunciava que na mídia colombiana há pronunciamentos feitos de forma irresponsável que buscam relacionar o Movimento Social e Político Marcha Patriótica e o partido político Unión Patriótica como os braços políticos das FARC.
Essas situações convertem aos militantes destas duas organizações políticas em alvos da extrema-direita colombiana e legitima a ação arbitrária do Estado colombiano, presidido por Juan Manuel Santos, que persegue aos setores oposição na Colômbia. Além de ser um atentando contra a busca da paz neste país que sofre uma violência social, política e militar por mais de cinco décadas.
Fazemos um chamado a solidariedade com Francisco Toloza, pedindo que ele seja posto em liberdade imediatamente; exigindo do governo colombiano garantias para a existência da oposição política democrática, como é o caso das organizações Marcha Patriótica e Unión Patriótica; e respaldando a busca da paz com justiça social na Colômbia como uma necessidade do povo deste país.
Agenda Colômbia-Brasil
A Solidariedade é dos Povos!