A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste/SC, divulgou ontem, quinta-feira (09), dados atualizados sobre a dengue no município. O número total de casos confirmados aumentou de 74 para 90 em uma semana.
O enfermeiro Marcos Bortolanza, coordenador da Vigilância, informa que o bairro com o maior número de pessoas infectadas continua sendo o Estrela, com 65 confirmações (72% do total). Em seguida, vem o São Jorge (12), São Luiz (03), Salete (02), São Sebastião (02), Centro (01), Agostini (01) e Sagrado Coração de Jesus (01), além de um indeterminado e dois importados. Destes 90 casos, 87 são autóctones, dois importados e um indeterminado. Doze casos suspeitos seguem em investigação.
O coordenador do setor da Dengue, Célio Silva, ressalta que neste sábado (11), mais uma ação será realizada no bairro Estrela, onde está concentrado o maior número de casos. Das 08h às 11h, containers para coleta de entulhos e lixos diversos estarão disponíveis para a população em frente ao Salão Comunitário. Ele pede que todos aproveitem a oportunidade para limpar suas casas e terrenos, e se desfazerem destes materiais.
“A situação da dengue é grave. É preciso que cada morador faça a sua parte, limpe a sua casa e seu terreno, vasculhe calhas, ralos, caixas d´água, reservatórios da geladeira, vasos de plantas e bebedouros de animais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada e possibilitar a criação de mosquitos”, alerta.
O prefeito, Wilson Trevisan decretou situação de emergência no município em virtude do quadro.