O presidente dos Estados Unidos Donald Trump se encontra nesta sexta-feira (13/07) com a premiê britânica Theresa May em Londres, capital inglesa. Diversos protestos contra a visita do norte-americano já foram marcados em diferentes regiões da cidade.
O encontro ocorre após Trump ter criticado May em uma entrevista ao jornal britânico The Sun. Ao periódico, o presidente dos EUA afirmou que “gostava” de May, mas que ela “não tinha escutado seus conselhos” sobre o Brexit.
“Eu disse à Theresa May como ela teria de fazer, mas ela não me ouviu. Ela quis tomar um caminho diferente. Eu diria que ela tomou o caminho contrário. Esse plano, como está, deixará os EUA negociando com a UE, e não com o Reino Unido”, afirmou Trump sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.
Ainda sobre o Brexit, Trump disse que o plano de May “matará qualquer possibilidade de acordo comercial com os Estados Unidos”.
“O acordo que ela está fechando é bem diferente daquele no qual as pessoas votaram. Não foi o acordo que estava no referendo. É tudo o que tenho ouvido nos últimos três dias. Soube que houve várias renúncias, o que quer dizer que muitos não gostam disso”, afirmou o presidente norte-americano.
O governo de May enfrentou dificuldades na última semana devido à renúncia do ministro negociador para o Brexit, David Davis, e do ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, a quem Trump elogiou e disse que poderia ser tornar um “excelente” primeiro-ministro.
Protestos
De acordo com a polícia de Londres, mais de cem protestos devem ocorrer na capital inglesa nesta sexta-feira (13/07). A maior concentração está prevista para acontecer em frente ao Parlamento britânico, onde um grande balão representando um boneco de Trump usando fraldas já foi colocado.
Após o encontro com May, o presidente e a primeira-dama, Melania Trump, irão se encontrar com a rainha Elizabeth no Castelo de Windsor.