Por Douglas F. Kovaleski para Desacato. info.
Neste mês de outubro de 2020, percebe-se um grande aumento na contaminação de pessoas por covid-19 e consequente aumento no número de casos leves, de casos graves com internações, aumento acelerado na ocupação dos leitos de UTI e aumento significativo na letalidade por covid-19.
É preciso que fiquemos em casa o máximo possível, ainda não há vacina ou tratamento para a covid-19. Florianópolis, São José e Palhoça apresentam neste início de outubro um crescimento na taxa de contágio entre 5 e 10 vezes maior do que os demais municípios do estado segundo boletim epidemiológico do governo do estado de Santa Catarina.
Há que se considerar neste dado, que o número de casos novos depende do número de testes realizados pelas prefeituras. Ou seja, um município que testa pouco pode encobrir o aumento no número de casos. Apesar disso, o aumento da letalidade por covid corrobora com o aumentando do contágio localizado na Grande Florianópolis.
O que assusta é a inoperância e ao mesmo tempo a desumanidade que o poder público em nível estadual e dos municípios da região da grande Florianópolis demonstram. No Estado o processo de impedimento, nos municípios as eleições tomam conta da pauta e ao povo resta a desinformação.
—
Douglas Francisco Kovaleski é professor da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Saúde Coletiva e militante dos movimentos sociais.