A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ) lançou, no dia 24 de agosto, o Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ. O ato foi realizado na sala de formação Valmor Paes da Silva, com a presença de representantes do Legislativo, Executivo e de movimentos sociais. O evento também contou com a participação da presidente da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT/SC), Anna Júlia Rodrigues.
O presidente do Sintram/SJ, Marcos Aurélio dos Santos, que também é militante do movimento negro em Santa Catarina, ressaltou que a criação do coletivo atende o propósito de unir forças para seguir e fortalecer a luta contra a discriminação racial. Na avaliação do dirigente, é preciso transpor a barreira do preconceito, fazendo uma reflexão para encontrar formas de combater esta prática criminosa. “No Sintram esta avaliação já acontecia, porém, agora, ocorre de maneira oficial”, diz ele.
O coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ será permanente, com debates e atividades que despertem para necessidade de desenvolver ações concretas visando o combate à discriminação racial nos locais de trabalho, bem como em todos os ambientes sociais. Mesmo com uma luta histórica, infelizmente ainda são constatadas situações de racismo nos dias de hoje.
Roda de conversa
Integrando a programação do lançamento do Coletivo, foi realizada uma roda de conversa com temas relacionados ao combate ao racismo. Participaram dos debates Edson Garcia, vice-presidente do Ceprs-Sindicato; Marcio de Sousa, professor da rede estadual de ensino de Santa Catarina; e Jucélia Vargas, presidente do Siserp/Criciúma.