Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.
Há mais de 10 anos de atuação no Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), Regional de São Miguel do Oeste e há seis anos envolvida com a Coordenação do Sindicato, Sandra Denise Zawaski, faz memória às diversas formações, seminários, greves e enfrentamentos com o Governo do Estado para a Garantia dos direitos fundamentais para a categoria.
Durante os últimos anos à frente do sindicato, Sandra destaca que a coordenação regional de São Miguel do Oeste realizou diversos encontros com os professores\as ACT’s, outros tantos com os colegas aposentados e com isso, foi possível fortalecer a categoria instruindo cada Educador\a através dos Seminários Jurídicos. Como forma de garantir às premissas do Sindicato, que é o compromisso com a Educação e formação polícia e social da categoria, também aconteceram Seminários de Formação e Encontros Estaduais (AEs, ATP, APAE), alguns deles, promovendo diálogos sobre as relações étnico raciais.
Sandra também destaca o repasse de orientações e planejamento junto aos profissionais das salas informatizadas e a realização de visitas às escolas e em especial, a presença da equipe da coordenação do Sinte junto aos professores\as na escolha de aulas. “Atividades importantes que fortalecem o Sindicato, a unidade da categoria e buscam qualificar a Educação em nossa Regional”, enfatizou.
Fato marcante
Para Sandra, um dos fatos que marcou a vida Sindical do Sinte foi a greve de 2011. Segundo ela, foram mais de 60 dias de paralização, negociações exaustivas com o Governo do Estado. “Graças ao empenho da Classe e vale ressaltar, de uma Coordenação competente que abraçou esta causa, foi possível efetivar a implantação do Piso Nacional para a categoria e ainda, o compromisso assumido, por parte do governo, de descompactar a tabela salarial. Situação essa iniciada neste ano no mês de março”.
Para ao futuro da Categoria, embora existam muitos enfrentamentos, Sandra destaca que a Coordenação planeja dar continuidade aos trabalhos, garantindo conquistas históricas. “Entendemos que o Sinte somente se fortalecerá se tivermos a participação da categoria no Sindicato. Com o número de filiações aumentando a cada dia, vejo que estamos nos fortalecendo e por isso, seguimos mobilizados\as para lutar pelos direitos, contando sempre, com a participação dos professores\as”, finalizou.