O Sinproeste – Sindicato dos Professores do Oeste de Santa Catarina vem a público declarar sua preocupação com a nomeação do professor Marcelo Recktenvald à reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O professor foi nomeado reitor pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na sexta-feira, 30 de agosto, contrariando consulta realizada à comunidade universitária (acadêmica e regional) que, por meio do voto consultivo, escolheu outro candidato para a reitoria da instituição, deixando o professor Recktenvald em terceiro lugar, em uma lista de três nomes.
A nomeação do terceiro colocado da lista tríplice foi protocolada no Ministério da Educação (MEC) no último dia 27 de junho. Pela legislação vigente, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes para o cargo, mas pela primeira vez na história da UFFS o reitor nomeado contraria a vontade da comunidade universitária. Vemos com preocupação a decisão de não se respeitar o princípio da escolha democrática produzida pela comunidade universitária.
Ademais, impossível não se questionar sobre o posicionamento do professor Recktenvald na defesa do presidente Jair Bolsonaro, exposta inclusive em suas redes sociais, diante de posturas mais reflexivas dos demais candidatos à reitoria da UFFS. Ao desconsiderar o resultados das urnas, o presidente da República mostra-se mais preocupado em nomear o candidato politicamente alinhado a ele do que atender aos anseios da comunidade.
Nascida pela vontade popular há 10 anos, a UFFS sofre um duro golpe. A nomeação do terceiro colocado em um processo eleitoral, mesmo que consultivo, é inaceitável, assim como a prática política do atual governo de arrocho dos recursos da educação e inviabilização do ensino superior no país.
Por oportuno, reforçamos nosso compromisso com a defesa da autonomia universitária, a luta por direitos e pelo ensino gratuito e de qualidade, assim como pela UFFS como universidade laica, pública, popular, democrática e instrumento de inclusão social.
Chapecó, 02 de setembro de 2019
Sinproeste – Sindicato dos professores do Oeste de Santa Catarina