Sindicatos de Trabalhadores na Agricultura, cobram reajuste salarial do governador Colombo  

Por Sílvia Agostini, para Desacato.info.

Foto: Cristiane Mohr. 

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores na Cidasc e Epagri aproveitaram a presença do governador Raimundo Colombo na 3ª Agrotec (Mostra Catarinense de Tecnologias para Agricultura de Pequena Escala), em Itajaí, para cobrar pessoalmente uma resposta positiva sobre o reajuste salarial das categorias. Desde a primeira reunião de negociação com representantes das empresas e da Secretaria de Agricultura e Pesca, em abril, a contraproposta às reivindicações dos trabalhadores têm sido negativa, inclusive de reposição salarial zero. Após cerco dos sindicalistas, Colombo se comprometeu a buscar uma resposta e conversar com Airton Spies, secretário Adjunto de Agricultura e da Pesca.
Apesar de o Sindaspi (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de SC), ter julgamento do Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho marcado para 24 de outubro, a coordenação do Sindicato aposta que a melhor solução é a negociação via assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho.

Mobilizações 
Conforme deliberação da Assembleia Geral realizada dia 30 de agosto na Capital, trabalhadores representados pelo Sindaspi aprovaram greve a qualquer momento caso o governo insista em negar o reajuste calculado em 9,83% do INPC, entre maio de 2015 e abril de 2016. Para dar início às mobilizações, estão agendadas paralisações nos locais de trabalho em diferentes regiões do estado como Lages, Campos Novos e Ituporanga.

Os sindicatos de trabalhadores na Cidasc e na Epagri têm data-base em maio e alertam que as categorias não aceitam somar mais perdas salariais aos 54% já acumulados desde 1995, sendo a agricultura geradora de 30% do PIB catarinense. Por isso, prometem novas estratégias de mobilização.

Legenda da foto anexa: Dirigentes do Sindaspi/SC, Seagro e Sintec cobram resposta positiva do governador Raimundo Colombo, quanto ao reajuste salarial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.