Em luta contra as privatizações, os cortes de recursos no serviço público, especialmente no setor da educação, e os ataques às liberdades democráticas e aos movimentos sociais, a SINASEFE IFSC começa a lançar a partir de hoje uma ampla campanha de esclarecimento e denúncia em torno da intensificação do processo de desmonte do Estado Brasileiro. A campanha, que vem sendo construída desde o final do ano passado, em parceria com as Seções Sindicais Concórdia/SC, IFES e Santa Tereza/ES, foi desenvolvida pela Cooperativa Comunicacional Sul – Portal Desacato.
São ao todo seis peças, divididas em cinco vídeos curtos e um jornal, que explicam, esclarecem e denunciam a destruição dos serviços públicos essenciais e estratégicos e a apropriação dos recursos do Estado pelos bancos, por meio do sistema da dívida pública. O objetivo principal é desconstruir o discurso privatista amplamente propagado pela grande mídia, mostrando em linguagem simples e direta como o desmonte do Estado, que se intensificou no governo Temer por meio de várias reformas neoliberais, vai afetar a vida de trabalhadores, estudantes e população em geral no seu cotidiano, especialmente nas áreas de educação, saúde, energia e previdência.
A campanha denuncia também os impactos e as consequências da aprovação da Emenda Constitucional (EC) 95, que limitou os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e os ataques desferidos contra a educação, não apenas por meio do corte de verbas, mas também através da criminalização e da perseguição política promovidas pela Lei da Mordaça (projeto Escola sem partido).
Leia o jornal, primeira peça da campanha, e acompanhe a partir da próxima semana no facebook e no twitter os vídeos temáticos contra o Desmonte do Estado.
(Assessoria de Comunicação do SINASEFE Seção Sindical IFSC)