O VII Congresso Internacional da Língua Espanhola, a se realizar em Porto Rico de 15 a 18 de março, homenageará Rubén Darío, comentou o diretor da Real Academia, Francisco Darío Villanueva.
A coincidência do evento em meio ao centenário da morte do poeta nicaraguense, reconhecido como pai do modernismo, em 6 de fevereiro, motivou a decisão da Real Academia Espanhola (RAE), declarou seu diretor à Prensa Latina.
Em Porto Rico, tanto a RAE quanto seus similares de caráter correspondente (fundadas nos países de língua espanhola) vão lançar um volume de obras escolhidas em homenagem a Darío, elaborado pela Associação de Academias da Língua Espanhola, confirmou Villanueva.
“Também dedicaremos uma das sessões do Congresso à poesia em geral e especialmente a Rubén Darío”, acrescentou.
“Creio que ali poderemos evidenciarr que ele é a figura indiscutível na transformação da poesia espanhola após os grandes poetas do Século de Ouro para abrir a porta à modernidade”, destacou.
O filólogo e catedrático recordou que ele dirige uma coleção de clássicos da língua espanhola na qual publicou a poesia completa de Darío.
Villanueva encontra-se nesta cidade, onde Darío viveu até pouco mais de um mês de nascido e lugar de sua morte e de seu túmulo, a fim de participar na décima-quarta edição do Simpósio Internacional sobre a vida e a obra do bardo nicaraguense.
Nesse domingo, o diretor da RAE foi condecorado com o título Doutor honoris causa em Humanidades pela Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua-León, fundada em 1812.
Imagem: Arquivo/Telesur
Fonte: Prensa Latina