Os servidores do INSS, Ministério da Saúde e Anvisa em Santa Catarina aderiram à paralisação de 24 horas em todo o País, convocada pela Fenasps, nesta quinta-feira, dia 15 de maio. Os trabalhadores, como parte da Campanha Salarial 2014, realizaram um Ato Público em frente aos os prédios da Superintendência Regional Sul do INSS e do Ministério da Saúde, no Centro de Florianópolis. Na avaliação dos trabalhadores a Paralisação foi positiva e a primeira grande mobilização do ano e a luta está só começando. Os trabalhadores usaram um adesivo com os dizeres “NEGOCIAÇÃO JÁ” e distribuíram uma carta à população. Representantes das cidades do interior vieram par ao Ato na Capital e quem não veio ao Ato ficou mobilizando no seu local de trabalho e dialogando com a população explicando o porquê deste dia de luta.
Os servidores se mobilizaram tendo como principais pontos de luta a jornada de 30 horas semanais, paridade salarial entre os servidores ativos e aposentados, incorporação das gratificações aos salários, melhores condições de trabalho, contra o assédio moral e por concurso público.
Os servidores do Ministério da Saúde têm um dos menores salários do funcionalismo público federal e os servidores do INSS têm 70% de salário composto por uma gratificação que eles não podem levar para a aposentadoria. Já os trabalhadores da Anvisa, além da defasagem salarial, sofrem com a falta de servidores para fiscalizar fronteiras, portos e aeroportos.
Quadro da Paralisação em SC:
No INSS paralisaram as APs de:
São José
APS Continente/Florianópolis
APS Filipe Schmidt
Gerencia do INSS de Florianópolis
Biguaçu
Araranguá
Brusque
Chapecó (Agência e ADJ)
Içara
Braço do Norte
Joinville
Orleans
Porto União
São Francisco do Sul
São Lourenço do Oeste
São Miguel do Oeste
Pinhalzinho
Xaxim
Mafra
Lauro Müller
Rio do Sul
Na Anvisa houve adesão no posto do Aeroporto Hercílio Luz e os servidores também participaram do Ato Público no centro de Florianópolis.
O Ministério da Saúde de Curitibanos aderiu e houve adesões também no prédio do Ministério da Saúde.
Mais mobilizações
Em Xanxerê os servidores usaram camisetas pretas, o adesivo com os dizeres “NEGOCIAÇÃO JÁ” e distribuíram o panfleto à população.
Em Canoinhas, os trabalhadores também usaram camisetas pretas de luta.
Fonte: Sindprevs/SC
Fotos: Marcela Cornelli.