Série de vídeos celebra os contadores de histórias de Canelinha

Os registros audiovisuais retratam causos fantásticos contados por mestres da cultura popular da cidade

Como uma das etapas do projeto Histórias à Moda Velha, a La Luna Cia. de Teatro e a Cia. Andante Produções Artísticas divulgam, a partir desta semana, três documentários que registram as visitas realizadas pela equipe a contadores e contadoras de histórias de Canelinha. Os vídeos podem ser assistidos nos canais das duas companhias no YouTube.

Através dessas conversas com mestres e mestras da cultura popular, o projeto busca valorizar e registrar causos e conhecimentos transmitidos tradicionalmente pela oralidade, com atenção especial ao universo das narrativas fantásticas.

Relatos que envolvem visagens, aparições fantasmagóricas, lobisomens, bruxas, bolas de fogo. Para coletar essas histórias, foram visitadas 15 pessoas do município, principalmente idosos e idosas detentores desses saberes. Entre as personagens entrevistadas estão também algumas benzedeiras, em virtude do interesse da equipe em salvaguardar os conhecimentos relacionados à prática do benzimento e suas histórias de ordem sobrenatural.

A atriz Amália Leal ressalta a importância dos materiais audiovisuais produzidos pelo projeto. “O registro dessas histórias em vídeo é de extrema importância porque não nos interessa apenas o conteúdo delas, mas também a forma como são contadas. A performance dessas contadoras e contadores, bem como as palavras escolhidas, o sotaque, as expressões e o gestual também são foco da pesquisa e são difíceis de serem registradas de forma escrita”, comenta.

Histórias à Moda Velha é um projeto desenvolvido em parceria entre a La Luna Cia. de Teatro e a Cia. Andante Produções Artísticas com financiamento pela Secretaria da Cidadania (SDC) do Governo Federal através do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha (2019).

Outras ações

Além dos três documentários, o projeto Histórias à Moda Velha está rendendo outros desdobramentos bastante importantes. Já foram lançados quatro episódios de podcast de áudio, em que os integrantes do projeto recontam as histórias coletadas durante o trabalho; alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Cruz e Souza, de Tijucas, São João Batista, de São João Batista, e Minervina Laus, de Canelinha, assistiram à exibição online do espetáculo Noite Forrada, da La Luna Cia. de Teatro; e no próximo dia 16 de dezembro (quinta-feira), acontece o Baile do Verbo, em Canelinha, momento para reconhecer a importância da tradição oral e homenagear os contadores e as contadoras de histórias ouvidos pelo projeto enquanto mestres da cultura popular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.