Sete sindicatos de Santa Catarina que representam servidores da esfera federal e mais duas centrais sindicais (CSP Conlutas e CUT) vão realizar, no próximo dia 21 de novembro, a partir das 19h, no auditório da Catedral Metropolitana, em Florianópolis, o seminário As reformas neoliberais e os servidores públicos.
O principal objetivo do evento é conhecer e discutir os principais projetos e medidas, em análise atualmente no Congresso Nacional, que atacam direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores, em especial os servidores públicos, de todas as esferas de governo.
O seminário contará com as presenças do metalúrgico José Maria de Almeida, o Zé Maria, membro da Coordenação Nacional da CSP Conlutas; do servidor público federal Pedro Armengol de Souza, Secretário Adjunto de Relações do Trabalho da CUT Nacional e diretor da Coordenação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef); e Paulo Barela, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas.
Entre os projetos em discussão na Câmara e no Senado, destaque para a limitação do direito de greve, o fim da estabilidade no emprego e o congelamento dos salários para o funcionalismo público. No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, o principal ataque vem na forma de proposta de alteração da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), com a instituição do Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico, que coloca os acordos firmados entre empresas e sindicatos acima do que estabelece a lei. A participação no Seminário é aberta a todos os trabalhadores. Não é necessário fazer inscrição.