O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq), em parceria com o Programa de Extensão Caminhos da Práxis da UFFS, com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina e com a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, para mobilizar discussões sobre a inclusão, no âmbito educacional.
O objetivo é reunir professores, estudantes, pesquisadores e gestores da Educação Básica e Superior, da região de abrangência da UFFS – Campus Chapecó, para debater sobre o acesso, a permanência, a convivência e a aprendizagem de estudantes com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Na parte da manhã, a mesa de abertura vai discutir o cenário da educação inclusiva na contemporaneidade, com as palestrantes Raquel Froelich, da Univates, e Tânia Mara Zancanaro Pieczkowski, da Unochapecó. Já a mesa da tarde debaterá as experiências de inclusão na educação básica, com a participação de professores que atuam na área.