Seminário em defesa da EBC na UFSC

Por Márcio Papa e Janaína Machado, para Desacato.info.

O Seminário Comunicação Pública UFSC- EBC, que recebeu Aderbal Filho – Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Itamar Aguiar – Professor e pesquisador da UFSC e Fernando Paulino – Diretor da Faculdade de Comunicao da UnB, (por teleconferência) realizado nesta terça-feira, dia 28 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina, e teve mediação de Rogerio Cristofoletti.

O deminário trouxe uma breve retrospectiva da história da Comunicação estatal e pública no Brasil pelos expositores e apresentou a perspectiva da Comunicação sobre o Controle social.

A discussão fez menção ao acovardamento dos governos Lula e Dilma na criação de políticas públicas para os meios de comunicação pública e alternativa, frente ao sistema de comunicação privado-comercial.
A recondução de Ricardo Melo, pelo Ministro Dias Tofoli, do STF, em 02/06/16, à presidência da EBC, -Empresa Brasil de Comunicação- foi o revés que frustrou o governo interino, na tentativa de ‘selar’ seu golpe politico-midiático. Seu atual presidente só pode ser destituído pelo Conselho Curador da EBC.

O Seminário expõe a necessidade do rebatimento de práticas, desferidas pelos monopólios midiáticos. Ocorre paralelamente ao Comitê pela Democratização da Comunicação, – CDC/SC – que está interligado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC.

O Fórum em âmbito nacional e o Comitê no estadual, preveem a aprovação de legislação específica nas duas esferas, direcionando parte dos fundos Setoriais das Telecomunicações, promovendo a democratização dos meios de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.