Por Márcio Papa e Janaína Machado, para Desacato.info.
O Seminário Comunicação Pública UFSC- EBC, que recebeu Aderbal Filho – Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Itamar Aguiar – Professor e pesquisador da UFSC e Fernando Paulino – Diretor da Faculdade de Comunicao da UnB, (por teleconferência) realizado nesta terça-feira, dia 28 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina, e teve mediação de Rogerio Cristofoletti.
O deminário trouxe uma breve retrospectiva da história da Comunicação estatal e pública no Brasil pelos expositores e apresentou a perspectiva da Comunicação sobre o Controle social.
A discussão fez menção ao acovardamento dos governos Lula e Dilma na criação de políticas públicas para os meios de comunicação pública e alternativa, frente ao sistema de comunicação privado-comercial.
A recondução de Ricardo Melo, pelo Ministro Dias Tofoli, do STF, em 02/06/16, à presidência da EBC, -Empresa Brasil de Comunicação- foi o revés que frustrou o governo interino, na tentativa de ‘selar’ seu golpe politico-midiático. Seu atual presidente só pode ser destituído pelo Conselho Curador da EBC.
O Seminário expõe a necessidade do rebatimento de práticas, desferidas pelos monopólios midiáticos. Ocorre paralelamente ao Comitê pela Democratização da Comunicação, – CDC/SC – que está interligado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC.
O Fórum em âmbito nacional e o Comitê no estadual, preveem a aprovação de legislação específica nas duas esferas, direcionando parte dos fundos Setoriais das Telecomunicações, promovendo a democratização dos meios de comunicação.