Cerca de 80 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma área da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na madrugada desta última quinta-feira (28/04), no município de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
As famílias são oriundas de acampamentos da região Norte do estado e começaram a chegar no local por volta das 5 horas. Segundo o dirigente do MST José Machado, a área tem 360 hectares e os acampados a reivindicam para fins de reforma agrária. “A área hoje pertence à Conab porque o antigo proprietário não conseguiu cumprir contrato com a empresa pública”, diz.
A ocupação integra as ações do MST/RS na Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária e em Defesa da Democracia, que este ano denuncia os 20 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no estado do Pará. Na madrugada da última terça-feira (26/04), 350 famílias ocuparam a fazenda Tio Faustino em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre.
*Com informações do MST
Foto: Reprodução/SUL 21
Fonte: SUL 21