Os vietnamitas puderam sair às ruas nesta quinta-feira (30/04) para, além de viajar e passear pelas cidades, comemorar o Dia da Reunificação, que marca a vitória do país na guerra contra as forças de Saigon e dos EUA em 1975.
Isso porque o país, que não possui nenhuma morte por covid-19 e é considerado um exemplo no combate à pandemia, anunciou medidas de relaxamento no isolamento social no dia 22 de abril para as principais cidades do território.
As comemorações, entretanto, foram um pouco diferentes dos grandes desfiles e marchas tradicionais deste feriado pois, apesar do relaxamento, o governo vietnamita ainda determinou o uso de máscaras para todos os cidadãos e restringiu reuniões com mais de 30 pessoas.
Segundo o decreto sancionado pelo primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc, estabelecimentos como hotéis, restaurantes, centros esportivos, monumentos e parques podem voltar a funcionar desde que tomem as devidas medidas de segurança. Estádios e eventos esportivos oficiais, cultos religiosos, bares e salões de beleza continuam proibidos de operar.
“Relaxar o isolamento social não quer dizer que podemos sair indiscriminadamente. Nós devemos estar felizes, porém alertas”, disse o premiê ao anunciar o decreto.
A medida veio poucos dias antes do país atravessar um feriado prolongado, que começa nesta quinta, com o Dia da Reunificação, emendado com o feriado universal do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores, desta sexta-feira. O país estava sob isolamento total desde o dia 31 de março.
Comemorações e praia
Além das comemorações oficiais, que reuniram líderes nacionais na capital e lideranças locais em suas respectivas cidades, Hanói foi inundada com as cores vermelha e amarela que compõem a bandeira vietnamita, seja pelos ornamentos oficiais colocados pelas autoridades nas vias públicas ou por iniciativa de cada cidadão que estendeu a flâmula em sua janela.
Segundo o jornal Tuoi Tre News, alguns quilômetros de trânsito chegaram a ser registrados na capital por conta das comemorações.
Os vietnamitas também aproveitaram o feriado e o relaxamento do isolamento para irem à praia. Dinh My Hong Tam, moradora de Ho Chi Minh City, foi uma das que trocou a cidade grande pelo litoral e foi para V?ng Tàu, que fica a 2 horas de carro da metrópole.
“Aproveitamos o feriado, mas nós ainda praticamos as mesmas medidas de segurança como usar máscaras e evitar aglomerações”, disse Dinh a Opera Mundi.
Segundo o mapa da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, o Vietnã hoje conta com 270 casos ativos de coronavírus e nenhuma morte.