Secretária de Educação de São Miguel do Oeste errou na vida pública com seu passeio privado

Campanha divulgada pela prefeitura de São Miguel do Oeste/SC.

Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

Os números são de ontem, quinta-feira, 30 de julho de 2020. O Brasil chegou a contabilizar 2.610.102 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. São 91.263 vidas perdidas e o diagnóstico é de um país que leva a marca de mais afetado pela pandemia na América Latina. O número de novos infectados nas 24h entre quarta-feira, dia 29 e quinta-feira, dia 30, é maior que o número de habitantes da cidade interiorana de Santa Catarina, chamada São Miguel do Oeste. Foram 56 mil novos infectados e 1.124 mortos nas 24h e a curva de contágio não está controlada, como o discurso dúbio da imprensa tradicional busca tratar.

Os dados citados acima são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o próprio diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, alertou publicamente ontem, sobre as consequências terríveis deste vírus que, a longo prazo, trará impactos danosos para o povo brasileiro, especialmente, cujo gestor tratou, desde o início da pandemia, o tema como uma “gripezinha”. Bolsonaro disse, inclusive, que não era coveiro e seguiu defendendo a abertura de serviços não essenciais em todo país. O resultado disso não são os números, são as vidas, as milhares de covas abertas em Manaus, por exemplo, um dos estados que sofreu uma verdadeira ruptura do sistema de saúde, com mais de 80 cerimônias fúnebres por dia.

Em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés começou bem, mas logo cedeu ao plano do mercado e dos interesses industriais e empresariais. Nada mais importou para ele que teve acesso ao cuidado e afastamento, sem perder nada e ninguém, quando o próprio entrou para o número de infectados. Ao contrário dos 1.043 catarinenses que não podem usufruir dos mesmos privilégios e já nem estão mais aqui para contar como foi sua experiência frente à pandemia. Estão mortos. O número de infectados chegou, ontem, a 80.904 e o governo do estado divulga uma taxa de letalidade de 1,29%.

Ética da responsabilidade

A pandemia começa a avançar no Sul do Brasil e cidades interioranas passam a sentir, mais do que nunca, as consequências do que não está sendo feito para conter a disseminação. São Miguel do Oeste/SC contabilizou hoje, 259 infectados, 27 novos casos de covid-19 somente nesta sexta-feira, sendo “o maior número de casos em um único dia desde o início da pandemia no município“, conforme divulgado na página oficial da prefeitura.

Nesta semana um grupo de pais procurou o Portal Desacato para relatar a preocupação, frente as condutas que consideram ser irresponsáveis, por parte de gestores e/ou quem está à frente dos trabalhos no município. Indagaram sobre a viagem feita pela secretária de Educação, Jaqueline Gaboardi, ao Beto Carrero World nos últimos dias e a exposição vista em fotografias do passeio em família (imagens que a própria secretária deletou do facebook após o contato da reportagem com a assessoria de imprensa do município), sem o uso adequado de proteção e o retorno para a cidade que registrou só hoje, dia 31, 27 novos casos de covid-19.

A preocupação dos pais foi interpretada pela administração como algo a não ser considerado, visto que, segundo o e-mail enviado em resposta a essa matéria, a assessoria de imprensa diz: “A Administração Municipal não se envolve em questões inerentes à vida pessoal de secretários ou demais servidores públicos. Estamos à disposição para outros esclarecimentos que julgar necessário”.

Resposta enviada pela Assessoria de Imprensa de São Miguel do Oeste/SC.
Mensagem enviada pelo Portal Desacato.

Max Weber é um sociólogo nascido em 1864. Ele fala sobre a ética da convicção que está baseada em costumes e convicções dos indivíduos, mas também, contextualiza, sobre a ética da responsabilidade e dispõe sobre a relação entre o efeito da ação, as consequências que não ferem necessariamente a lei, mas uma coletividade. Uma ação irresponsável que neste momento da pandemia torna o cuidado individual como uma responsabilidade coletiva. Ferir essa ação de responsabilidade é colocar a vida da sociedade em risco, é não zelar pelos seus.

Se os próprios gestores, secretários e lideranças não seguem as recomendações e a campanha mundial reproduzida, inclusive, pelo município de São Miguel do Oeste em suas páginas oficiais que menciona: #FicaEmCasa, como criar a prática da conscientização nas microrrelações?

Campanha divulgada pela prefeitura de São Miguel do Oeste/SC.

Boletim divulgado hoje, 31 de julho, aponta para 27 novos casos nesta data:

Boletim publicado hoje, 31 de julho, pela prefeitura de São Miguel do Oeste/SC.

Extremo-oeste: Comitê defende isolamento social e distanciamento

Divulgação Coes – Central de Operações de Emergência em Saúde.

O Extremo-oeste, diferente das demais regiões catarinenses, ainda não possui a classificação de grave ou gravíssimo com relação ao número de pessoas infectadas ou óbitos por covid-19, no entanto, a Coordenadora do Comitê Extraordinário Regional do Extremo-oeste, Débora Cristina Prevedello salientou que nesta semana várias orientações foram repassadas aos 30 municípios que o comitê de enfrentamento à pandemia abrange. Entre elas estão:

-Reforçar orientações de isolamento e/ou distanciamento social para a população;

-Incentivar ala específica para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e/ou suspeitos Covid-19 que sejam incentivados a procurar avaliação médica no início dos sintomas para que seja monitorado e/ou testado conforme protocolo;

-Restrições de jogos esportivos;

-Impedir acesso a parques e praças;

-Missas e cultos seguem funcionando, somente reforçar orientação das medidas de segurança já repassadas;

-Restaurantes e bares abertos até às 22h;

-Multas e/ou autuação das pessoas, elaborar minuta de decreto para punição das pessoas que não seguem as medidas exigidas de prevenção;

-Solicita-se ampliação de leitos de enfermaria para covid-19;

-Este comitê solicita habilitação do hospital de Itapiranga;

-Academias continuam funcionando e com fiscalização aumentada e fica então acordado de emitir a ata e as deliberações;

Débora reforçou que entre as principais medidas está o isolamento social. “Estamos reforçando as medidas de segurança, de prevenção, pedindo o distanciamento social, uso correto de máscara. Nota-se que as pessoas usam pois é obrigatório e não necessariamente para a prevenção e proteção. Por isso elaboramos vários pontos e medidas, cabe a cada município trabalhar a conscientização dos itens propostos”, disse.

Lista dos municípios que receberam os pontos listados acima:

Anchieta, Bandeirantes, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus do Oeste, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Modelo, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Romelandia, Santa Helena, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Saudades, Tunápolis, Tigrinhos.

Correção: Julia Saggioratto e Raul Fitipaldi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.