Secretaria de Comunicação assina acordo de cooperação para criação da Rádio UFSC

    Luciana Couto e Israel Franke Silva, da EBC, estiveram na UFSC para tratar do processo de criação da Rádio UFSC (Foto: Luís Carlos Ferrari/Secom)

    Por Assessoria de Imprensa, UFSC.

    O processo para criação de uma rádio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está avançando. O Acordo de Cooperação foi assinado entre a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o reitor Irineu Manoel de Souza. O documento foi trazido em mãos pela gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádios (RNCP-Rádios), Luciana Couto, que esteve em Florianópolis na quarta-feira, 17 de maio. É um passo fundamental para a implantação da Rádio UFSC, processo que foi iniciado na gestão do professor Ubaldo Balthazar e envolveu a recém-criada Secretaria de Comunicação (Secom/UFSC).

    O Acordo tem prazo inicial de 10 anos e prevê a adoção de ações conjuntas entre a EBC e a Universidade para implantação, operação e transmissão de rádio pelo canal 196, consignado à EBC, na Frequência Modulada (FM) de 87,1 MHz. A Rádio UFSC será afiliada da RNCP-Rádios, uma rede criada em 2019 e que conta com 36 emissoras, das quais sete são próprias da EBC. A EBC fornecerá os equipamentos do sistema irradiante e apoio técnico; a contrapartida da UFSC é montar o estúdio e contratar a equipe para operar a emissora, que terá finalidades educativas.

    Luciana estava acompanhada do engenheiro de rádio e TV da EBC Israel Franke Silva. Ele visitou locais na TV UFSC e no Morro da Cruz, em Florianópolis, para verificar aspectos técnicos relacionados ao projeto. De acordo com o engenheiro, há viabilidade para instalação dos equipamentos, com adequações na rede elétrica e no sistema de climatização da sala onde ficará o transmissor.

    Os próximos passos do processo deverão ocorrer paralelamente: a aquisição dos equipamentos do sistema irradiante e o licenciamento do canal junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é de que em até 12 meses a Rádio UFSC esteja operando, desde que o governo federal revogue as portarias que impedem a contratação de jornalistas, por exemplo. Pelo acordo, Rádio UFSC poderá ter até 20 horas de programação local.

    Luciana e Israel foram recebidos na UFSC pelo professor Bernardo Meyer, chefe de Gabinete da Reitoria; a jornalista da TV UFSC Laura Tuyama; o jornalista da Secretaria de Comunicação Luís Carlos Ferrari e por Áureo Mafra de Moraes, professor do curso de Jornalismo e chefe de Gabinete quando as tratativas começaram, no final de 2021.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.