Se intensifica campanha pela reestatização da Eletrobras

Foto: Divulgação / Federação dos bancários SC.

Redação, Desacato.info.

Nesta semana, os movimentos sociais e entidades ligadas ao setor estão em Brasília participando de várias atividades pela reestatização da Eletrobras. Uma luta iniciada em 2016. Para falar sobre este tema, esteve no JTT-Manhã Com Dignidade desta terça-feira (27), o coordenador do Sinergia-SC, Tiago Bitencourt Vergara.

Por que energia elétrica pública?

Segundo Tiago, a principal justificativa se refere a possibilidade em garantir contas de energia, com valores razoáveis. Isto porque a privatização da Eletrobras, permitiu a cobrança de taxas acima dos valores de operação e manutenção. Portanto, uma energia a preço de custo, pode estar a preço de mercado. Em casos de crise, estes valores podem subir ainda mais.

Outro argumento é a escassez. O sistema privado não investe em melhorias, não tem interesse em fazer isto. Já o estado, tem teoricamente pelo menos, esta responsabilidade. O terceiro argumento se refere a universalização.

Uma empresa interesse de levar energia elétrica para locais mais distantes, para uma ou duas famílias? Não, porque não é lucrativo. Diferente do poder público que precisa ter outra conduta diante deste cenário e sim, garantir o acesso a toda população.

Durante a entrevista, o coordenador também falou sobre o ato organizado pela InterSul, em Florianópolis, ontem (26). Estiveram representantes públicos e a sociedade em geral.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.