Nesta quarta-feira, dia 27, as várias instituições que apoiam o projeto Eleições Limpas promoverão o Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Política. Em Santa Catarina, a OAB/SC programou em conjunto com outras entidades uma série de atividades para coletar de assinaturas em apoio à proposta, que pretende combater a corrupção com mudanças profundas no sistema eleitoral brasileiro.
Em Florianópolis, haverá mobilização em frente ao Ticen (terminal central de ônibus) e em instituições de ensino. Ações em instituições de outras cidades são articuladas em conjunto com a União Catarinense dos Estudantes (UCE). A meta da OAB/SC é coletar 50 mil assinaturas no Estado (1% do eleitorado) ainda este ano.
“Trata-se de uma proposta concreta de renovação da representação política e fortalecimento da nossa Democracia. Por isso, estamos mobilizando todas as nossas 43 Subseções da OAB/SC no Estado, para atuarem em conjunto com outras entidades de cada região, como universidades, movimentos religiosos, entidades comerciais, industriais, etc”, explica o presidente do Comitê de Mobilização pela Reforma Política da OAB/SC, José Sérgio Cristóvam.
Os principais eixos do projeto são: financiamento democrático de campanhas; criminalização do “Caixa 2”; maior participação das mulheres na política; regulamentação dos instrumentos de democracia direta; eleições proporcionais em dois turnos, com fortalecimento dos partidos políticos. A íntegra do projeto está disponível no site www.eleicoeslimpas.org.br.
Fonte: Economia SC.