A última quarta-feira (4) foi de muito aprendizado para 23 agricultores(as) familiares e lideranças de oito municípios das microrregiões Sul e Serra de Santa Catarina. O Dia de Campo, desta vez, aconteceu na propriedade de Nelson Hammes e do jovem Lucas Hammes, no município de Angelina.
Segundo Jackson Pereira, coordenador da Microrregião Sul da FETRAF-SC, que fez parte da organização da atividade, o objetivo é mostrar que é possível produzir alimentos saudáveis com práticas sustentáveis, “pudemos observar, na prática, como produzir batata-salsa, tomate, brócolis e couve-flor dentro do Sistema Plantio Direto de Hortaliças, o SPDH”, explica o coordenador.
Para mostrar como o método funciona, a atividade contou com a participação do agrônomo, Jamil Abdala Fayad, que assessora os projetos da FETRAF-SC e ICAF-SC, além do agrônomo da EPAGRI de Angelina, Carlos Koerich.
O que é o método SPDH?
Segundo a Epagri, o Sistema Plantio Direto de Hortaliças tem como base revolvimento localizado do solo, a diversificação das espécies com a rotação de culturas e a cobertura permanente do solo.
É um método utilizado para promover a transição da agricultura convencional para a agroecológica, pois permite a redução e até a eliminação do uso de adubos químicos e agrotóxicos, sempre pensando em promover o conforto da planta.
Assessoria de Comunicação FETRAF-SC