Por Regis Carvalho.
Arrow News .- Com o anúncio do aumento das tarifas e integração entre ônibus e metrô, o Movimento Passe Livre (MPL) convocou à todos para irem às ruas, mais uma vez, lutar pelo direito do transporte público de qualidade e sem cobrança abusiva.
Mesmo com o reajuste, temporariamente, “banido” pelos órgãos da justiça e a ALESP (cabe ainda ao governo recorrer da decisão) milhares de pessoas reuniram-se na Praça do Ciclista, na Av. Paulista.
O objetivo do ato era ir até a casa do novo prefeito, João Dória, que prometeu manter a tarifa em R$ 3,80 sem mencionar tal reajuste nas integrações, e entregar um troféu simbólico em forma de catraca.
A polícia militar acompanhou o ato com um enorme contigente de soldados da Força Tática e do Choque, que impediram os manifestantes de chegarem ao destino combinado.
Um integrante do MBL, Arthur, que possui o Canal Mamãe Falei no YouTube, estava presente desde o início da manifestação e, na Av. Brasil foi agredido por alguns manifestantes e correu para se proteger junto à polícia.
Uma integrante do MPL entregou ao Major o troféu pedindo para que desse nas mãos de Prefeito João Dória.
Com todas as ruas sitiadas pela PMESP, a única saída para a dispersão foi a Rua Colômbia, onde todos os manifestantes subiram sentido centro e houve algumas depredações de agências bancárias e lojas da região dos Jardins.
Fotos: Laura Silva e Regis Carvalho.