Por Tiarajú Goldschmidt.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram na última semana uma moção de autoria da vereadora Maria Tereza Capra (PT). A moção manifesta repúdio à atitude do governador de Santa Catarina e do secretário estadual de Educação em alterar o horário das aulas noturnas do Ensino Médio. A moção foi subscrita por todos os vereadores e encaminhada às autoridades. Alunos da Escola São Miguel acompanharam a discussão da moção.
Conforme Maria Tereza, a Secretaria de Estado da Educação determinou às cerca de 500 escolas com ensino noturno que antecipem o horário de início e término das aulas, passando o início das aulas para as 18h30min e encerrando às 22h. A vereadora explica que a determinação tem a ver com a falta de uma normativa para regular o pagamento do adicional noturno a professores, previsto na CLT, em que o valor da hora trabalhada tem acréscimo na jornada entre 22h e 5h.
“Essa mudança tende a provocar um aumento da evasão escolar, pois os alunos terão, muitas vezes, que optar entre estudar e trabalhar para viabilizar seu sustento e ajudar a família”, lamenta a vereadora, explicando que quem estuda à noite é porque precisa trabalhar, e que muitos alunos residem longe da escola e necessitam de transporte.