Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
No boletim epidemiológico, que pode ser acessado no site oficial da prefeitura de São Miguel do Oeste/SC, consta a informação de 2462 casos de covid-19 desde o início da pandemia no município até o dia de ontem, quinta-feira, 28 de janeiro de 2021. Somente no mês de janeiro, os números publicados nos boletins chegam a 636 novos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
Nesta semana também foi publicada uma nota, segundo a qual:
“O Município de São Miguel do Oeste, por meio da Vigilância Epidemiológica e Comitê de Crise da Covid-19, informa, com pesar, o décimo sétimo óbito de paciente com a doença, ocorrido nesta quarta-feira (27). O paciente era um homem residente no município, com idade entre 50 e 59 anos, que estava internado no Hospital Regional, e tinha registro de comorbidades”.
O fato de uma pessoa vir à óbito após a contaminação por covid-19 é justificado pelo elemento: “registro de comorbidades”, e isso é tudo que se pode saber.
Desde 14 de dezembro de 2020, o Portal Desacato investiga informações a respeito das medidas para se conter o quadro de contaminação que se amplia no município, bem como em toda região Extremo-oeste. No entanto, nenhum e-mail foi respondido desde dezembro, momento em que esta reportagem reivindicou saber sobre os investimentos em testagem bem como, o índice diário, também sobre o protocolo de acompanhamento dos casos com registro de infecção, entre outras informações.
Também se remeteu ao Comitê de Crise um e-mail solicitando informações sobre os dados da região e, em contato com uma das servidoras, ela repassou o número de telefone da então secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, Geni Girelli, conforme consta no diálogo a seguir:
Em contato com a secretária de Saúde, Geni Girelli, a resposta foi de que a assessoria de imprensa era responsável pela logística de tais informações que, até o momento, não foi encaminhada, conforme conversa realizada no dia 19 de janeiro.
Situação preocupante
Em matéria publicada ontem, pelo site Brasil de Fato, via Nara Lacerda, a informação central é de a covid-19 já infectou mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. “Avanço no número de contaminados nunca foi tão rápido; Brasil teve mais de um milhão de casos em menos de três semanas”. Leia a matéria na íntegra.
Ameaças:
A busca por informações sobre o contexto de pandemia no Oeste do estado e, também, a denúncia diante da falta de respostas para a imprensa, tem gerado um cenário de perseguição e comentários que tornamos público, como forma de garantir o mínimo de proteção aos jornalistas do campo popular que atuam na defesa da vida.
_
Claudia Weinman é jornalista, vice-presidenta da Cooperativa Comunicacional Sul. Militante do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).
Leia mais:
Sem plano eficaz, mais 32 novos casos de covid-19 são registrados em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste/SC: em 15 dias, 445 novos casos de covid-19
João Rodrigues antecipa decreto e diz: “O maior contágio é dentro de casa, não é na rua”