O Samba de Terreiro, projeto que encanta moradores de Florianópolis e turistas a cada apresentação, terá mais um edição hoje (19), na Escadaria do Rosário, das 18h às 20h. Idealizado por músicos, pesquisadores e produtores, o projeto foi apresentado ao público de Florianópolis em janeiro de 2017 e, desde lá, tem reunido admiradores desse ritmo musical e que têm interesse em conhecer as antigas canções e sobre a própria história do samba. As apresentações são gratuitas e acontece uma verdadeira integração do público com sambistas de talento reconhecido em Santa Catarina e os integrantes da Velha Guarda da Escola de Samba Copa Lord.
O projeto Samba de Terreiro na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos surgiu com a proposta de preservação e divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930. O Samba de Terreiro iniciou com apresentações todas as terças feiras e depois passou a ocorrer uma vez ao mês.
As rodas de samba começam com um orador explicando sobre as raízes do samba, estimulam a participação da plateia no conhecimento e canto das composições antigas. É uma forma de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões das Velhas Guardas das escolas. Por isso, durante a apresentação, são distribuídas letras das músicas que fazem parte do repertório do projeto para que as pessoas presentes na Escadaria possam cantar junto os antigos sucessos.
SERVIÇO
Samba de Terreiro
Data: 19/06
Horário: das 18h às 20h
Onde: Escadaria do Rosário (Espaço Público em Florianópolis – Rua Marechal Guilherme, 60 – Centro – Florianópolis-SC)
Entrada Gratuita
Evento no face