Samba da Comuna, com Côro do Gato e DJ Alexandra Peixoto!

festa comuna 2

Frente de Apoio a Comuna Amarildo

Inclui informe e relato de Carmen Susana Tornquist.

Segue relato síntese da reunião ocorrida no dia 22 de julho, terça feira, as 19 horas, no SINTESPE.

1)      Informes: Pepe fez vários informes sobre a situação da comuna, falta de luz,  obtenção provisória de um pequeno gerador, reuniões com Ministério Publico, apoio do Centro de referencia em Direitos humanos , ASA,  Mutirão dos estudantes de arquitetura, reunião dom Lesera(CCA)   e reunião com o  INCRA. Relato das visitas aos sindicatos, Tb.

 Debateu-e porque o INCRA tem demorado tanto em fazer a demarcação da área, o que dificulta enormemente a organização interna da comuna( construção das casas, etc) . A coordenação ainda não tem o documento    legal que trata este assunto, o que dificulta a atuação de uma medição feita por  outro topógrafo etc. O grupo se dispôs a ir junto e pressionar de diferentes maneiras) o INRA para que faça sua parte. A reunião com a  ASA(ação arquidiocesana) que poderá ajudar na elaboração de projetos de economia solidaria., e os projetos de trabalho a serem desenvolvidos. Num primeiro momento, não é possível contar com os recursos de linhas de credito e outros do governo, por isto neste momento este tipo de atividade terá grande valia.

Discutiu-se sobre os limites(mas, a necessidade) dos caminhos institucionais).

 O incra insiste em obter uma lista dos moradores da Comuna par dar inicio as demais atividades que lhe cabe,. A coordenação entende de outra forma, e na reunião com o Japa( Incra) pretendem resolver isto.

2)      Relato da organização da FESTA: confirmada para dia 2, no rancho do Neco, como grupo de samba Coro de Gato, e DJ Alexandra Peixoto. Os convite se cartaz estão sendo feitos  pelo Cineamarildo( Gabriela) e já poderão ser vendidos nesta semana, será feita divulgação pelo face book e listas.  Preço a 20 reais(mas negociável), sendo que a faxina será feita por nós mesmos. Gabriela e  Cristovam estão responsáveis pela impressão e controle dos ingressos. A comida será feita por uma cozinheira da Ocupação, que  Tb. Ajudará na listagem dos ingredientes. Cristóvam   fará a compra dos ingredientes, no sábado dia 2. A segurança será feita por membros da ocupação, Tb.   Será feita uma banquinha para venda de adesivos, livros a serem doados pelo escrito paulino Jr e Tb. Camisetas da ocupação. A equipe de organzição estará no local  a partir das 15 horas e a festa começará as 18 horas, indo ate as 24 horas. Ficou calro que enste momento a festa e para angariar fundos, mas que será feita outra, posteriormente, na própria ocupação e talvez, um festa das ocupações, no futuro, em lugar e data mais acessível aos protagonistas dos movimentos. Na terça feira da  semana que vem será fechado os últimos detalhes e o dinheiro dos ingressos antecipados já enviado para os moradores que gastaram com o frete.

3)      Finanças e andanças pelos sindicatos etc: Susi e Adalberto   centralizarão provisoriamente a parte da tesouraria geral da frente,  tendo em vista a necessidade de uma controle sobre isto. Irão fazer um outra começar pela quarta feira, em sindicatos, com a carta aos camaradas em mãos e  uma certa pressão sobre os companheiros. Será aberto um livro ouro com as doações, tb.   Há dificuldades em obter o apoio que se esperava dos sindicatos.

4)      Para  construção do barracão coletivo, para armazenamento dos mantimentos, e realização de reuniões,   Adalberto lembrou e  já resolveu, na reunião mesmo,  doar os materiais de sua casa, em São Miguel Claudio e Maruim, presentes na reunião, ficaram de ver pessoas da ocupação para fazer o desmonte e levar estes materiais para lá. Gert Tb. Lembrou de empresas que trabalham com madeiras acessíveis, e ficou de enviar o endereço a todos.

5)      Foi discutida a necessidade de em uma nova reunião, tratar dos objetivos da  frente de apoio , bem como  regularidade das reuniões. E preciso ter claro o que o grupo pode e deve fazer, e o que corresponde a ocupação mesmo, lembrando que foram tiradas novas comissões na semana passada.

6)      Tb. foi  encaminhado tratar da gazeta Amarildo  3 com urgência., bem como fechar a carta aos moradores para ampla divulgação na região. Esta carta esta praticamente pronta, faltando fechar alguns detalhes.

7)      Fixemos uma pequena discussão sobre a existência de terras comunais na região de águas mornas e  santo amaro, a luz do livro do prof. nazareno e de outros materiais disponíveis, que tratam da colonização do litoral catarinense.

8)      A próxima reunião ficou marcada para dia 29 de julho, TERÇA FEIRA AS  19 HORAS NO SINTESPE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.