Salve Ângelo Kretã, o guerreiro que entoa multidões. Por Roberto Liebgott.

Há 45 anos, Ângelo Kretã, uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, ancestralizou e deixou um legado de luta e esperança aos povos indígenas

Ângelo foi seu nome de registro, dado e almejado em tempos da integração nacional por um Estado egoísta, opressor e racista.

Ângelo do cigarro de palha, do chapéu retorcido, de um sorriso esperto e maroto, mas de coração inquieto diante do sofrimento de seu povo.

Ângelo Kretã, assim ficou conhecido, guerreiro sem medo dos brancos invasores, por quem sempre foi temido e perseguido.

Kretã, nome de pessoa valente, palavra entoada por multidões de todos os tipos de gente, que tanto o admiravam, mas outros, ao ouvi-la, odiavam.

Kretã foi firme e determinado. Nunca, jamais, abandonou ou deixou de lado os seus, por eles vivia, lutava, sofria e também morria.

Querido por tantos, foi vereador eleito e o desejavam no parlamento, para de lá, de cima da tribuna, clamar e exigir respeito aos direitos.

Os tempos não eram simples, os colonizadores não sossegavam, os governos militares contra aos povos indígenas tramavam.

De dia, como de noite, a paz não irradiava.  Perseguição, ameaças e emboscadas eram sempre projetadas por aqueles que buscavam impedir que as terras fossem demarcadas.

Ângelo Kretã, do povo Kaingang, em 29 de janeiro de 1980 – guerreiro de força e firmeza – ancestralizou, seu corpo foi achado, mas os assassinos até hoje não foram identificados.

Kretã virou memória boa, permanece entre os seus irmãos e irmãs Kaingang, inspirando lutas, sonhos, esperanças e coragem para seguir em frente.

Kretã é multiplicação, não o mataram, tornou-se semente e semeadura, esparrama-se pelos territórios, dando sentido e motivando os movimentos que resistem e exigem terra, vida e justiça.

Ele grita: “Alto lá, essa terra tem dono!” Assim como ainda grita Sepé Tiaraju numa constelação de guerreiras e guerreiros que se somam aos que exigem Demarcação Já! Não ao Marco Temporal.

Salve, Salve Ângelo Kretã, salve, salve todos mártires da caminhada!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.