SADC apoia candidatura de Angola como membro não permanente das Nações Unidas

angolabandeiraLilongwe (Dos enviados especiais) – Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestaram o seu apoio à candidatura de Angola como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2015/2016, disse hoje, domingo, em Lilongwe, Malawi, o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Manuel Augusto, que fazia o balanço da 33ª Cimeira iniciada sábado, informou que era necessário o endosso da região para que Angola pudesse partir para a campanha que terá lugar em 2014.

“Era necessário obter o apoio da região para podermos partir para campanha à candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU,” disse, referindo que a Cimeira foi unânime.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto e dez Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos e não possuem direito a veto.

Os chefes de Estado e de Governo da SADC estão desde ao meio da manhã de hoje reunidos, à porta fechada, para concluírem os trabalhos da Cimeira, que tem o termo previsto para o fim da tarde.

A Cimeira conta com as presenças, além da anfitriã, dos chefes de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, Tanzânia, Jakaya Kikwete, do Zimbabwe, Robert Mugabe, do vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, entre outras personalidades.

Fazem parte da Comunidade, Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycelles, Moçambique, Malawi, Lesotho, República Democrática do Congo, Madagáscar (suspenso), Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Fonte: Angola Press

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.